É o procedimento no qual remove o excesso de gordura e pele, restaurando os músculos enfraquecidos ou separados, proporcionando um abdômen mais bonito e tonificado. Muitas vezes, apenas realizar exercícios físicos e controle de peso não são suficientes para almejar certos objetivos, até mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen flácido e frouxo. As principais causas mais comuns destas situações incluem:
- Gravidez;
- Envelhecimento;
- Oscilações significativas no peso;
- Hereditariedade;
- Cirurgia prévia.
A abdominoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
Entenda como funciona o procedimento cirúrgico:
Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Incisão
O procedimento completo da cirurgia de abdominoplastia requer uma incisão horizontal orientada na área entre a linha do púbis e umbigo. A forma e o comprimento da incisão serão determinados pelo grau de correção necessário. Através desta incisão, os músculos abdominais enfraquecidos são reparados e suturados, enquanto o excesso de gordura, de tecidos e de pele são removidos. Uma segunda incisão, em torno do umbigo, pode ser necessária para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen.
Fechando as incisões
Suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes são usados para fechar as incisões na pele.
Resultados
O procedimento de abdominoplastia irá resultar em um contorno abdominal mais suave e tonificado, ficando mais proporcional com o seu tipo de corpo e peso.
Os resultados finais podem ser inicialmente obscurecidos pelo inchaço e por sua incapacidade de ficar totalmente na vertical até que a cicatrização interna seja finalizada. Dentro de uma semana ou duas, você poderá ficar totalmente em pé e estará mais confiante com o seu novo perfil.
Pós-operatório
Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões e você pode ser envolto em uma bandagem elástica ou compressão para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdômen à medida que cicatrizam. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.
Dr. Luiz Fernando Roewer
Cirurgião Plástico - CRM/MT 5569 RQE 3189
- Residência em Cirurgia Geral no Hospital do Servidor Publico Municipal de São Paulo;
- Especialização em Cirurgia Plástica pelo Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz de São Paulo;
- Titulo de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.