Hiperidrose

O que é?

É uma condição que provoca suor excessivo. Os pacientes podem suar mesmo em repouso e diversas áreas podem ser afetadas, como: axilas, palmas, plantas e rosto. Quando há transpiração extrema, esta pode ser embaraçosa, desconfortável, indutora de ansiedade e se tornar incapacitante. Pode perturbar todos os aspectos da vida de uma pessoa, desde a escolha da carreira e atividades recreativas até relacionamentos, bem-estar emocional e autoimagem.

 

Tratamento

Veja alguns tratamentos disponíveis e que podem ser prescritos por um dermatologista.

Antitranspirantes: sudorese excessiva pode ser controlada com fortes antitranspirantes.

Medicamentos: drogas anticolinérgicas ajudam a impedir a estimulação das glândulas sudoríparas, mas, embora eficazes para alguns pacientes, é pouco receitado. Os efeitos colaterais incluem boca seca, tonturas e problemas com a micção. Os beta-bloqueadores ou benzodiazepínicos pode ajudar a reduzir a transpiração relacionada ao estresse.

Toxina botulínica tipo A: A toxina botulínica purificada pode ser injetada na axila, nas mãos ou nos pés para bloquear temporariamente os nervos que estimulam a sudorese.

Simpatectomia torácica endoscópica (STE): em casos graves, pode-se recomendar um procedimento cirúrgico, que é minimamente invasivo. Isso ocorre quando outros tratamentos falharam. Este procedimento desliga o sinal que diz ao corpo para suar excessivamente, normalmente realizado em pacientes cujas palmas das mãos suam excessivamente. Também pode ser usado para tratar a extrema transpiração do rosto. STE não funciona igualmente bem para quem tem sudorese excessiva nas axilas. A principal complicação é começar a suar em outras áreas do corpo, onde isso não ocorria anteriormente.

Dermatologia

DERMATOLOGIA-ESTETICADERMATOLOGIA-ESTETICA-HOVER
DERMATOLOGIA-CIRURGICADERMATOLOGIA-CIRURGICA-HOVER
DERMATOLOGIA-CLINICADERMATOLOGIA-CLINICA-HOVER
DERMATOLOGIA-PEDIATRICADERMATOLOGIA-PEDIATRICA-HOVER

Dra. Aline Simão Jorge Roewer

Dermatologista - CRM/MT 5568 RQE 3032

  • Residência Medica no Hospital do Servidor Publico Estadual de São Paulo;
  • Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela Faculdade DE Medicina do ABC – São Paulo;
  • Pós-graduação em Tricologia pela Universidade de São Paulo/SP;
  • Título de Especialista em Dermatologia;
  • Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.