Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados).
Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez, predisposição genética e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e mesmo à luz visível (luz de computadores e lâmpadas).
Melasma é uma condição crônica da pele, e mesmo hoje, com tantos tratamentos disponíveis, não há ainda cura do melasma e sim controle. Para o tratamento são indicados o uso de protetores solares e clareadores, além de antioxidantes por via oral. Dentre as opções terapêuticas a serem realizadas no consultório do dermatologista, podemos citar: peelings, lasers, microagulhamento, drug delivery.
A indicação do melhor tratamento dependerá do tipo de melasma, do estilo de vida da paciente e do histórico de tratamentos realizados. Há de se enfatizar que o uso constante de protetor solar e clareador é mandatório para que se mantenha os resultados alcançados com os tratamentos realizados.
Dra. Aline Simão Jorge Roewer
Dermatologista - CRM/MT 5568 RQE 3032
- Residência Medica no Hospital do Servidor Publico Estadual de São Paulo;
- Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela Faculdade DE Medicina do ABC – São Paulo;
- Pós-graduação em Tricologia pela Universidade de São Paulo/SP;
- Título de Especialista em Dermatologia;
- Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.