A queda excessiva de cabelos tem impacto significativo na aparência, e pode ser fonte de preocupação para homens e mulheres. Entre as principais causas de queda de cabelo estão a alopecia androgenética e o eflúvio telógeno. No primeiro caso os motivos são de ordem genética e hormonal, e nos casos de eflúvio telógeno as causas podem ser variadas, desde estresse emocional até problemas como anemia, alterações de hormônios da tireóide, deficiências de vitaminas, entre outros.
O médico dermatologista deverá inicialmente investigar a causa da alopécia para então indicar a melhor opção terapêutica. O médico examinará o couro cabeludo, os fios, e poderá solicitar exames complementares como exames de sangue, tricograma (exame dos fios do cabelo) e até mesmo uma biópsia do couro cabeludo.
A boa notícia para quem sofre com a perda de cabelos é que há inúmeras opções de tratamento. Dentre as opções terapêuticas estão os medicamentos de uso tópico como minoxidil e 17 alfa estradiol e orais, como finasterida e antiandrógenos sistêmicos, como a ciproterona e espironolactona. Existem também lasers que podem ser utilizados para estimular o crescimento dos fios, associados ou não a medicamentos de aplicação no couro cabeludo, procedimento conhecido como intradermoterapia. Nos casos mais acentuados, o transplante de cabelos pode ser uma opção.
Dra. Aline Simão Jorge Roewer
Dermatologista - CRM/MT 5568 RQE 3032
- Residência Medica no Hospital do Servidor Publico Estadual de São Paulo;
- Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela Faculdade DE Medicina do ABC – São Paulo;
- Pós-graduação em Tricologia pela Universidade de São Paulo/SP;
- Título de Especialista em Dermatologia;
- Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.