Urticária

O que é urticária?

A urticária é caracterizada por placas e pápulas avermelhadas e edematosas (inchadas) que causam desconforto, pois coçam muito.

As lesões são fugazes, ou seja, duram no máximo 24 horas e logo mudam de lugar sem deixar cicatrizes. Pode ainda haver inchaço labial, das pálpebras e em casos mais severos, das vias aéreas.

A urticária pode ser aguda quando dura menos que seis semanas ou crônica, quando a sua permanência ultrapassa este intervalo de tempo. Ela pode ser desencadeada por infecções, uso de medicamentos, alimentos, doenças internas etc. No caso da urticária crônica deve ser feita uma avaliação precisa com exames laboratoriais na tentativa de se estabelecer a sua causa, o que nem sempre é simples.

 

Diagnóstico

O diagnóstico da urticária e do angioedema são feitos principalmente pela história detalhada da doença e pelos sinais e sintomas que o paciente apresenta.

Alguns exames laboratoriais, como de sangue, fezes e urina, são solicitados para tentar identificar a causa da urticária ou encontrar doenças associadas, mas muitas vezes a causa específica não é encontrada.

A biópsia da pele pode ser realizada em casos de difícil controle ou para diferenciar de outras doenças da pele.

 

Tratamento

O principal tratamento da urticária é descobrir e afastar a causa quando possível. Evitar calor, bebidas alcoólicas e estresse que são fatores que pioram a irritação.

A dieta alimentar sem corantes, conservantes, embutidos (frios, salsicha etc.), enlatados, peixe e frutos do mar, chocolate, ovo, refrigerantes e sucos artificiais, costuma ajudar a melhorar mais rápido, evitando o reaparecimento das lesões durante o tratamento.

Medicações do tipo antialérgicos são indicados como primeira opção para o tratamento da urticária. Outras medicações como corticoesteroides e imunossupressores também podem ser utilizados, de acordo com a avaliação médica.

O tratamento deve sempre ser indicado pelo médico dermatologista após estudo detalhado de cada caso. A automedicação pode prejudicar muito o tratamento e o controle da urticária.

Dermatologia

DERMATOLOGIA-ESTETICADERMATOLOGIA-ESTETICA-HOVER
DERMATOLOGIA-CIRURGICADERMATOLOGIA-CIRURGICA-HOVER
DERMATOLOGIA-CLINICADERMATOLOGIA-CLINICA-HOVER
DERMATOLOGIA-PEDIATRICADERMATOLOGIA-PEDIATRICA-HOVER

Dra. Aline Simão Jorge Roewer

Dermatologista - CRM/MT 5568 RQE 3032

  • Residência Medica no Hospital do Servidor Publico Estadual de São Paulo;
  • Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela Faculdade DE Medicina do ABC – São Paulo;
  • Pós-graduação em Tricologia pela Universidade de São Paulo/SP;
  • Título de Especialista em Dermatologia;
  • Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.