Peelings Químicos

Os peelings químicos são realizados desde a década de 1960, e se mantém como método efetivo no tratamento de uma grande variedade de condições. São utilizados para atenuação de rugas, manchas e cicatrizes; na melhora de condições pré-malignas como queratoses actínicas; na prevenção do câncer de pele e controle da acne.

Eles consistem na aplicação de agentes químicos cáusticos que destroem as camadas superficiais da pele, seguindo-se a sua regeneração, com uma aparência geral melhor. Existem diversos tipos de ácidos e concentrações variadas dos mesmos, classificando-os como superficiais, médios ou profundos. Os agentes consagrados para realização de peelings são: ácido retinóico, ácido glicólico, ácido tricloroacético, ácido salicílico, solução de Jessner, 5-fluouracil e fenol.

Após um peeling químico superficial a pele se refaz em 1 a 4 dias; já os peelings médio e profundo constituem uma ferida cuja cicatrização inicia-se em 24 horas e se completa de sete a quinze dias.

Cada paciente deve ser avaliado individualmente para a melhor indicação do seu caso específico, lembrando que o médico dermatologista é o profissional que tem competência para realização deste procedimento , por entender das características da pele do paciente e a interação entre o agente cáustico e as camadas da pele.

Dermatologia

DERMATOLOGIA-ESTETICADERMATOLOGIA-ESTETICA-HOVER
DERMATOLOGIA-CIRURGICADERMATOLOGIA-CIRURGICA-HOVER
DERMATOLOGIA-CLINICADERMATOLOGIA-CLINICA-HOVER
DERMATOLOGIA-PEDIATRICADERMATOLOGIA-PEDIATRICA-HOVER

Dra. Aline Simão Jorge Roewer

Dermatologista - CRM/MT 5568 RQE 3032

  • Residência Medica no Hospital do Servidor Publico Estadual de São Paulo;
  • Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela Faculdade DE Medicina do ABC – São Paulo;
  • Pós-graduação em Tricologia pela Universidade de São Paulo/SP;
  • Título de Especialista em Dermatologia;
  • Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.