Os preenchedores cutâneos são produtos utilizados para a correção da marcas e sulcos na pele. São indicados para a correção do sulco nasogeniano (bigode chinês), linhas de marionete, rugas periorais (“código de barras”), rugas superficiais e olheiras onde a goteira lacrimal é profunda. São indicados também para o aumento de volume dos lábios, aumento de volume na região das bochechas, queixo, mandíbula, entre outros. Também podem ser utilizados para a correção de cicatrizes de acne e pós cirúrgicas, além de depressões na pele como no caso da celulite.
Existem diversos tipos de preenchedores dérmicos, mas os mais utilizados são aqueles com ácido hialurônico, que é um componente natural do nosso organismo, mas que com o passar dos anos vai diminuindo. É um produto bastante seguro, com risco mínimo de efeitos adversos, e pode ser eliminado com a aplicação de uma enzima, a hialuronidase, nos casos onde houver necessidade.
O procedimento pode ser realizado com agulhas ou cânulas, que são introduzidas na pele após anestesia tópica ou bloqueio anestésico. Durante o procedimento o paciente já pode ir visualizando o resultado, já que este é imediato. Inchaço e hematomas podem acontecer, porém em geral são de curta duração. Para um resultado final harmonioso, pode ser necessária a associação com toxina botulínica e outros procedimentos, como laser e peeling, e o médico dermatologista é que indicará as melhores opções para cada caso.
Dra. Aline Simão Jorge Roewer
Dermatologista - CRM/MT 5568 RGE 3032
- Residência Medica no Hospital do Servidor Publico Estadual de São Paulo;
- Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela Faculdade DE Medicina do ABC – São Paulo;
- Pós-graduação em Tricologia pela Universidade de São Paulo/SP;
- Título de Especialista em Dermatologia;
- Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.