Mesoterapia ou intradermoterapia capilar:
É uma técnica que consiste na infusão de medicamentos como vitaminas, fatores de crescimento, minoxidil, entre outros, diretamente no couro cabeludo com agulhas finas. Isto permite uma maior concentração destes ativos diretamente na região atingida pela alopécia, acelerando o crescimento dos fios e evitando a progressão da queda de cabelo. São necessárias sessões cujo número será variável de acordo com o tipo de alopécia e intensidade da mesma e sessões de manutenção também poderão ser necessárias.
Microagulhamento com Drug Delivery
Consiste em realizar micropunturas no couro cabeludo com um dispositivo com microagulhas. Ele é passado sobre as áreas afetadas em várias direções para criar canais no couro cabeludo onde serão absorvidos os medicamentos, vitaminas e fatores de crescimento. Dessa forma, estimula o crescimento dos folículos pilosos de maneira eficaz. Trata-se de um tratamento complementar, com resposta mais rápida na maioria dos casos.
Laser fracionado não-abalativo:
Este tipo de laser é utilizado no tratamento da calvície e outros tipos de queda capilar.
Ele age no bulbo do fio, através de fototermólise seletiva, estimulando-o a entrar em fase de crescimento mais precocemente, além de promover aumento do fluxo sanguíneo local e estimular fatores de crescimento e citocinas.
O tratamento é indolor e não há contraindicações formais, podendo ser realizado levando-se em consideração que é uma terapia complementar ao tratamento clínico.
LED e luz infravermelha
Nos últimos 30 anos, o laser de baixa potência vem sendo usado para o tratamento de feridas de difícil cicatrização. Observou-se, nestes pacientes, o crescimento de pelos mais grossos e compridos no local de aplicação. Desde então, iniciaram-se pesquisas usando o laser para o tratamento da calvície. Os primeiros trabalhos publicados na área capilar datam de 2001, com resultados significativos. O tratamento da queda dos cabelos com laser de baixa potência é totalmente indolor, não tóxico, não invasivo, sem qualquer tipo de efeito colateral. Foi autorizado pelo FDA e já vem sendo empregado pelas melhores clínicas de tratamento de alopécias no mundo todo.
Dra. Aline Simão Jorge Roewer
Dermatologista - CRM/MT 5568 RQE 3032
- Residência Medica no Hospital do Servidor Publico Estadual de São Paulo;
- Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela Faculdade DE Medicina do ABC – São Paulo;
- Pós-graduação em Tricologia pela Universidade de São Paulo/SP;
- Título de Especialista em Dermatologia;
- Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.