A dermatite de fraldas é uma condição muito comum entre os bebês. Ela é caracterizada por irritação e maceração da pele coberta pelas fraldas.
Esta dermatite é ocasionada pelo efeito irritativo da urina sobre a pele e pode ser acentuada pelo suor, atrito com o material das fraldas e pela infecção por fungos e bactérias no local, que por ser quente e úmido, torna-se propício para o desenvolvimento destes agentes. Para evitar a dermatite de fraldas é importante realizar a sua troca com frequência, sem deixar que a urina e as fezes se acumulem. Além disso, devem-se utilizar produtos adequados para limpeza, evitando os que possuem fragrâncias muito fortes. Talcos e cremes aplicados em excesso também podem piorar o quadro.
Quando a dermatite está instalada é importante a avaliação de um dermatologista, que além de realizar o exame dermatológico completo, poderá realizar exames como o micológico direto que confirma ou afasta a presença de fungos, como a Candida sp, o que é muito importante para a decisão do tipo de tratamento.
Dra. Aline Simão Jorge Roewer
Dermatologista - CRM/MT 5568 RQE 3032
- Residência Medica no Hospital do Servidor Publico Estadual de São Paulo;
- Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela Faculdade DE Medicina do ABC – São Paulo;
- Pós-graduação em Tricologia pela Universidade de São Paulo/SP;
- Título de Especialista em Dermatologia;
- Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.